Parlamento dos Jovens 2018



Parlamento dos Jovens 2018

O programa Parlamento dos Jovens envolve, anualmente, um grupo de alunos e professores que, ao longo de, aproximadamente, seis meses, percorrem, em conjunto, as várias fases do projeto que culminam na participação na Sessão Regional, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Infelizmente, os alunos que se envolvem no projeto continuam a ser poucos, mas a verdade é que os que se empenham e participam não esquecem a experiência e querem sempre repeti-la.

Este ano trabalhamos, mais uma vez, com alunos do ensino Básico e do Secundário.   Assim, foram à Horta a Mariana Paz e o Pedro Cascalho (Secundário) e a Caroline Pimentel e Frederica Pacheco (Básico). Na Assembleia Legislativa estiveram, igualmente, a Isabel Comédias e o José Silva como participantes no programa Euroscola. Foi um trabalho gratificante. E, finda a sessão regional, não poderíamos estar mais contentes com o desempenho dos nossos alunos, pelo modo como participaram e como se prepararam para todas as fases.

Os resultados foram muito bons e, no Básico, fomos eleitos para a sessão nacional que decorrerá na Assembleia da República, neste mês de abril, nos dias 16 e 17. Lá, representaremos a Região com mais três escolas (duas da Terceira e uma do Pico). E mais… a Frederica Pacheco foi, também, eleita porta voz da bancada dos Açores.

 

E, agora, a palavra às alunas…

 

 

Na Sessão Escolar, realizada em janeiro último, fomos  eleitas, a minha colega Caroline Pimentel e eu, para representarmos a nossa Escola na Sessão Regional que se realizou na Horta, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Foi, sem dúvida, uma experiência marcante que nunca vou esquecer e, nas minhas memórias incríveis, levo pessoas fantásticas, muito simpáticas e animadas! É impressionante como numa questão de três dias fiz tantos amigos e a maneira como em tão pouco tempo me tornei tão próxima deles.

Também não posso deixar de referir a importância do tema que foi debatido e que permitiu a todos os participantes uma reflexão profunda sobre um assunto tão importante como a igualdade de género. Tenho a certeza de que todos nós ficamos mais conscientes da realidade e saberemos posicionar-nos de forma consciente, sempre que formos confrontadas com o assunto.

 

Será com muito orgulho que representaremos os Açores, na Sessão Nacional, juntamente, com mais três escolas, na Assembleia da República em Lisboa, no próximo mês de abril.

 

Estou ansiosa que chegue a sessão nacional para assim fazer novos amigos e “matar as saudades” das pessoas que conheci na sessão regional e que irão comigo a Lisboa.

 

Frederica Pacheco

 

Os professores responsáveis

Fernanda Jerónimo

Rui Ramos




ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL

Largo Mártires da Pátria,
9504-520 Ponta Delgada
São Miguel, Açores

Telefone: 296205540
Fax: 296205544

E-MAIL:


Geral: es.anteroquental@azores.gov.pt
Conselho Executivo: cees.anteroquental@azores.gov.pt
Serv. Administrativos - GERAL: saes.anteroquental@azores.gov.pt
Serv. Administrativos - Setor Alunos: sa.alunos@esaq.pt
Serv. Administrativos - Setor Pessoal: sa.pessoal@esaq.pt
Serv. Administrativos - SASE: sase@esaq.pt


ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL

Largo Mártires da Pátria,
9504-520 Ponta Delgada
São Miguel, Açores

Telefone: 296205540
Fax: 296205544


E-MAIL:

Geral: es.anteroquental@azores.gov.pt
Conselho Executivo: cees.anteroquental@azores.gov.pt
Serv. Administrativos: saes.anteroquental@azores.gov.pt
Serv. Administrativos - Setor Alunos: sa.alunos@esaq.pt
Serv. Administrativos - SASE: sase@esaq.pt