No âmbito do programa Parlamento dos Jovens – fase escolar, e passadas 24 horas do fim do período de uma campanha que apostou na informação, todos os alunos da ESAQ puderam exercer o seu direito de voto, chamados que foram a votar na lista da sua escolha, segundo o seu ciclo de ensino. As Eleições para a Sessão Escolar decorreram na quinta-feira, 20 de janeiro.
A Lista A conseguiu obter dez mandatos, a Lista C, seis e a Lista D sete para a Sessão Escolar do Ensino Básico; a Lista E avança com dez mandatos para a Sessão do Secundário. Em ambas, será debatido e aprovado o respetivo Projeto de Recomendação da escola; serão eleitos os deputados representantes da escola na Sessão Regional de um e outro nível de ensino e um candidato à Presidência da Mesa da Sessão Regional, na Horta. Por fim, estes alunos serão também convidados a propor um tema para debate da edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano.
De louvar o interesse pelo tema, o envolvimento de alunos de diferentes turmas e anos nas listas, a reflexão proporcionada, a interação com a disciplina de Cidadania, no Ensino Básico, o interesse jornalístico dos mais jovens repórteres, cada voto útil e a cooperação e responsabilidade dos alunos que, nas mesas de voto, entre as 9:45 e as 16 horas do dia 20/01/2022, promoveram e dirigiram as operações eleitorais e o cumprimento das normas de segurança que a situação pandémica atual nos impõe, exercendo e garantindo a todos os colegas da escola o exercício de uma cidadania ativa.