CONVITE



CONVITE

 

Convida-se a comunidade escolar a assistir ao espetáculo “Reviralho” no dia 4 de Novembro pelas 17:30h na Biblioteca Patrimonial da Escola Secundária Antero de Quental.

 

 

O Espetáculo Reviralho foi abraçado pelo projeto cultural da Escola Secundária Antero de Quental que ocorre no âmbito do Plano Nacional das Artes e tem o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada. São 15 os artistas que compõem o corpo artístico do projeto Reviralho- Musical Tradicional Revistada. Usar a música tradicional ou a literatura oral para criar novos produtos culturais é cultura, é criação e é reforçar a identidade, numa perspetiva de inventariação, pesquisa e experimentação artísticas ao utilizar o cancioneiro tradicional e a literatura oral como práticas inovadoras, de conhecimento e divulgação das sonoridades e poesias a públicos que normalmente não estão expostos a este património.

Possibilitar à comunidade o encontro com o cancioneiro tradicional, mas apresentando-o com uma roupagem contemporânea, é uma forma de sensibilização, esvaziando aí ideias preconceituosas acerca da música tradicional e literatura oral.

Num contexto mais aprofundado sobre a literatura tradicional baseada em factos verídicos e ficção dos contos tradicionais, na recolha oral, seja em contexto em que se desconhece o seu autor e em que sofreram ao longo dos tempos alterações que podem atingir diferentes níveis dos textos e composição musical – nível estrutural, semântico, estilístico, vocabular – vão dando origem a versões diferentes do texto tradicional, sem nunca perder a estrutura da recolha.

Está a ser aprofundado o estudo e a recriação do instrumento tradicional bexigoncelo, que culminará na sua utilização na 2ª-fase deste projeto, enquanto assumimos este desvio ao musicar, interpretar a recolha oral ou literatura popular que perduram ao longo dos séculos, culmina na gravação de um filme com base no movimento Reviralhista.

Nesta edição foram musicados, peças como a Moira Encatada, a Revolta da Madeira, Feiticeiro do Norte, Feiticeiro da Calheta, Vai de Roda ou no Fundo do mar ondoso e uma música em homenagem ao artista Zeca Medeiros, uma figura importantíssima do meio cultural e artístico das ilhas dos Açores.

Os artistas desta edição são; Sandra Branco, Luís Caldeira, Fábio Gomes, Fábio Menezes, Cláudio Aguiar, Pedro Abreu, Pedro Silva, Benjamin Whooler, Ricardo Gouveia, Tatiana Gouveia, João Paulo Nunes , Alejandro Lopes , Feliciano Ferreira , Marco Lima e Pedro Pestana.

Criação: Marta Sofia

Produção : Luke Felgueira

Videografia: Ângelo Sousa

Este projeto é financiado pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira com a parceria da Escola de Artes- Gig, e da Associação Cultural e Musical- Reis Magos.




ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL

Largo Mártires da Pátria,
9504-520 Ponta Delgada
São Miguel, Açores

Telefone: 961302266 / 961302278
Fax: 296 205 544

E-MAIL:


Geral: es.anteroquental@edu.azores.gov.pt
Conselho Executivo: cees.anteroquental@edu.azores.gov.pt
Serv. Administrativos - GERAL: saes.anteroquental@azores.gov.pt
Serv. Administrativos - Setor Alunos: sa.alunos@esaq.pt
Serv. Administrativos - Setor Pessoal: sa.pessoal@esaq.pt
Serv. Administrativos - SASE: sase@esaq.pt


ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL

Largo Mártires da Pátria,
9504-520 Ponta Delgada
São Miguel, Açores

Telefone: 961302266 / 961302278
Fax: 296205544


E-MAIL:

Geral: es.anteroquental@edu.azores.gov.pt
Conselho Executivo: cees.anteroquental@edu.azores.gov.pt
Serv. Administrativos: saes.anteroquental@azores.gov.pt
Serv. Administrativos - Setor Alunos: sa.alunos@esaq.pt
Serv. Administrativos - SASE: sase@esaq.pt