No dia 20 de março, alguns professores e alunos da ESAQ receberam crianças do Projeto de Inovação Pedagógica Novas Rotas, englobando grupos de autonomia, iniciação e de pré-escolar. Neste dia, desenvolveram-se atividades culturais no âmbito da olaria, do desenho e do cinema.
A parceria entre estes dois projetos culturais ocorre inserida no Plano Nacional das Artes, tendo-se levado a cabo, com frequência, atividades desta natureza, desde o ano letivo passado.
Desta vez, através da olaria, os “pequenos” visitantes – apoiados por alunos de Artes Visuais – criaram alguns monstrinhos em barro vermelho. Posteriormente, foram levados a olhar para o património do antigo Palácio da Fonte Bela e, através do desenho, captaram algumas figuras e instrumentos que pairam nos tetos da Biblioteca Patrimonial, registando querubins e os seus instrumentos musicais. Enquanto uns desenhavam, os outros tiveram oportunidade de ver algumas curtas-metragens, disponibilizadas pelo Plano Nacional de Cinema.
Noutra zona da Escola, encontraram um painel com desenhos seus, coordenado pelo artista Grégory Le Lay, fazendo, depois, uma pausa para o almoço. Os “pequenos” visitantes souberam aproveitar o dia solarengo com um belo piquenique no jardim do Palácio.