Um grupo de alunos e professoras da Escola Secundária Antero de Quental deslocou-se a Machico, na Madeira, para participar, a 24 de outubro, no espetáculo musical Reviralho, inserido no Madeira Art Fest 2023.
No evento, os alunos Alex Esteves, André Carvalho, Luís Pires e Martim Costa interpretaram a canção que compuseram, tendo como base o poema tradicional A Revolta da Madeira de 1931, a partir de um desafio lançado pela responsável do projeto Reviralho, Marta Sofia.
Esta criação musical incluiu um espaço de cumplicidade entre a Viola da Terra e o Braguinha, ambos instrumentos tradicionais dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, respetivamente.
Reviralho é um projeto de inventariação, pesquisa e experimentação artísticas sobre a música e o Cancioneiro Tradicional Madeirense e Açoriano. Pretende, pois, valorizar este património, promovendo o encontro de públicos mais jovens com o Cancioneiro e com a Literatura Popular, usando linguagens musicais contemporâneas.
A colaboração da Escola Secundária Antero de Quental com o Reviralho iniciou-se – no âmbito do Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes – em outubro de 2022, com o acolhimento, na sua Biblioteca Patrimonial, de um concerto com diversas bandas madeirenses.