No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, decorreu no passado dia 16 de outubro, na ESAQ, a primeira fase d o Mãos na Massa com a realização de atividades relacionadas com a alimentação e o valor ancestral e simbólico do pão. Mãos na Massa é uma atividade dirigida à comunidade educativa, em que, através da simbologia do pão, se pretende refletir sobre a origem e a sustentabilidade dos alimentos.
Esta iniciativa teve o seu início com o visionamento , na Biblioteca Patrimonial, do documentário O Pão, do realizador André Laranjinha, seguido de uma conversa aberta com a comunidade escolar.
No final da tarde decorreu o workshop de pão artesanal ministrado por Mafalda Neuville aberto à comunidade , que contou com a presença de cerca de 35 de participantes de todas as faixas etárias numa atividade que, para além da confeção do pão, apelou e facilitou a partilha de experiências, conhecimentos, tradições e costumes. No decorrer desta iniciativa a nutricionista Catarina Carvalho destacou os benefícios nutricionais e económicos da confeção caseira do pão.
Após a preparação da massa do pão seguiu se uma visita guiada à exposição Alimentação no Tempo dos Nossos Avós, com a mostra de artefactos sobre alimentação da coleção de Etnografia Regional do Museu Carlos Machado.
A celebração encerrou com a degustação e com a partilha do pão amassado e cozido na oficina Mãos na Massa.
A oficina de pão artesanal foi originalmente registada com a presença ativa dos Urban Sketchers.