Quinta-feira, 16 de novembro, 8h45, partida para o vale das Furnas com passagem pela Lagoa do Fogo. O dia prometia sol, mas na primeira paragem, no miradouro da Lagoa do Fogo, o grupo ficou “dentro da nuvem”, pelo que foi breve esse interregno. Logo de seguida, retomou-se a estrada em direção ao vale das Furnas onde um dia espetacular nos esperava.
Tudo começou com um passeio até ao Centro de Interpretação Ambiental das Furnas onde o grupo foi recebido com grande simpatia e onde foram fornecidas informações sobre a situação da Lagoa das Furnas e da sua preservação, bem como dos projetos existentes para melhorar as condições da água, flora e fauna da região protegida.
Seguiu-se uma caminhada pelo trilho circular com paragem para um pic-nic partilhado e chegada às caldeiras, onde houve tempo para admirar a paisagem excecional e provar uma piña-colada nas margens da lagoa. No trajeto houve uma pausa na Poça da Tia Silvina para molhar as pernas nas águas quentes e frias. O sucesso foi tal que houve até quem se metesse todo dentro das águas quentes e frias!
A atividade terminou com a visita às fumarolas, no centro da vila onde houve lugar a explicação das diferenças entre as várias caldeiras que foram observadas.
Antes de finalizar o programa, o grupo provou, com grande curiosidade, água de todas as bicas.