No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “Digihappiness”, cujo foco é a Transformação Digital e a promoção do Bem-Estar geral, a Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ) recebeu a visita de um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas da Vidigueira (AEVid).
Fatores como o envelhecimento da classe docente, a par das limitações provocadas pela pandemia Covid-19, são condicionantes atuais nos processos de ensino-aprendizagem e no bem-estar pessoal e profissional, pelo que, é indispensável criar condições e alternativas que os mitiguem. É, portanto, urgente (re)aprender a lidar com ferramentas digitais e emocionais que tragam segurança e confiança ao processo educativo e que garantam respostas à diversidade e inclusão dos alunos.
Assim, no passado dia 24 de novembro, a Escola Secundária Antero de Quental abriu as suas portas para receber quatro docentes do AEVid com o intuito de, não só dar a conhecer a escola, mas também, partilhar dinâmicas, nomeadamente projetos e atividades, que fomentam a literacia digital e o bem-estar na escola. Neste contexto os docentes do AEVid e da ESAQ tiveram a oportunidade de observar e partilhar boas práticas nacionais ligadas às temáticas do projeto Erasmus+ KA1 “Digihappiness”, como, por exemplo, “Projetos eTwinning”, “Clube Europeu”, “Atelier de Crochet sem Género”, “Plano Nacional das Artes”, “Comissão de Festas”, outros “Projetos Erasmus+”, entre outras atividades em desenvolvimento em ambas as escolas, sempre com o foco na transformação digital e na promoção do bem-estar.
Esta visita foi extremamente positiva, gratificante e enriquecedora para ambas as escolas envolvidas. Muito obrigada ao Agrupamento de Escolas da Vidigueira pela visita e oportunidade que proporcionaram.