Depois da Conferência-Debate dinamizada pelo Dr. Aníbal Pires, em dezembro passado, a coordenação do Parlamento dos Jovens na ESAQ abriu, novamente, espaço para discussão, reflexão e aprendizagem sobre o tema da presente edição: VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa, desta feita, com a participação do deputado da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral dos Açores, Eng. Paulo Moniz.
Assim, as portas da nossa biblioteca patrimonial abriram-se, pela terceira vez neste ano letivo, à participação de alunos do ensino básico, bem como do ensino secundário neste projeto da iniciativa da Assembleia da República.
A sessão foi aberta por dois dos alunos candidatos ao Parlamento dos Jovens da nossa escola que, antes de passarem a palavra ao Sr. Deputado, apresentaram brevemente a sua carreira como político e homem de estado, agradecendo a sua presença e colaboração. De seguida, o Sr. Deputado Paulo Moniz iniciou a conversa, expondo brevemente o funcionamento dos órgãos de soberania em Portugal, por forma a contextualizar o tema do debate: «Viver abril na educação: caminhos para uma escola
plural e participativa».
O Sr. Deputado deixou várias mensagens aos alunos, nomeadamente a da necessidade de construir a democracia, reforçando a ideia de que esta tem de ser continuamente trabalhada, alimentada e defendida por forma a evitar o deslizamento para regimes totalitários e mesmo ditatoriais. Neste âmbito, apelou ao exercício dos diretos e deveres dos cidadãos, nomeadamente o de votar e de fazer ouvir a sua voz, dado que isso constitui a liberdade conquistada em Abril. Em seguida, foi aberto o debate. Muitos foram os alunos que levantaram questões, todas elas pertinentes e atuais, às quais o Sr. Deputado foi respondendo com clareza e assertividade. Falou-se de exames, de currículos, de educação e de ética. Foi um tempo vivido com grande interesse por todos os participantes; uma sessão de real, aberta, livre e plural Educação para a Cidadania.
A ESAQ agradece a todos os envolvidos neste debate: Sr. Deputado Paulo Moniz, professoras coordenadoras do Parlamento dos Jovens – Helena Medeiros e Fernanda Jerónimo – alunos diretamente envolvidos no projeto (Listas A e B), Comissões Eleitorais Escolares e Assembleias de Voto, bem como a todos os alunos (dos 8.º A, 9.º F, 9.º H, 10.º C, E e G, 12.º A, B, C e J) e aos professores Inésia Raposo, Isabel Novais e Gualter Medeiros, que tomaram parte da sessão.
Por fim, mas não menos importante, a organização agradece a presença do exmo. sr. presidente do Conselho Executivo da nossa escola, que, em tempo oportuno, se dirigiu à biblioteca patrimonial, cumprimentando o deputado que dinamizou o debate e expressando-lhe, em nome da escola que representa, o reconhecimento devido.