Na quarta-feira, dia 13 de março, o encontro foi à entrada do Liceo.
Assim que o grupo ficou completo, dirigiu-se para a central de comboios onde apanhou o comboio para Milano. Foi o batismo deste meio de transporte para alguns dos nossos alunos, por isso esta foi uma viagem importante.
Como o grupo saiu um pouco mais cedo do que estava inicialmente programado, houve tempo para visitar o Bosco Verticale, projeto inovador de reflorestamento urbano vertical. Este edifício constitui um exemplo vivo das soluções de sustentabilidade criadas para garantir a regeneração do meio ambiente e promover a biodiversidade urbana. Porque tinha cabimento nos objetivos do programa Erasmus deste grupo, foi um desvio interessante para consciencializar os alunos sobre esta temática.
Este dia foi dedicado a conhecer a cidade, passando por lugares emblemáticos como a Galleria Vittorio Emanuelle II, a Câmara de Milão, o Teatro alla Scalla, o Castelo Sforzesco, o Parque Sempione, a Arena Cívica e o Arco della Pace.
De tarde, alunos e professores visitaram a Catedral de Milão, começando pelos telhados onde tiveram a oportunidade de ver a cidade de uma zona elevada, e ainda visitaram a cripta onde puderam observar as escavações arqueológicas da Basílica de Santa Tecla e de ver os restos do batistério romano de São joão, datado de 387 a.C..
Foi uma visita inesquecível que terminou com um gelado de 4 sabores que deixou o grupo muito bem-disposto e um regresso de comboio a Monza.