O CanSat é um projeto educativo coordenado pela ESERO Portugal e destinado a estudantes do ensino secundário de todo o País, desafiando-os a projetar e construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.
A equipa AzSat integra os alunos Afonso Borges, André Cadete, João Ferreira, Mateus Silva, Miguel Albernaz e Tomás Cabral.
A competição terá lugar na ilha de Santa Maria de 1 a 5 de maio e contará com mais 15 equipas de escolas secundárias do continente.
Vídeo da apresentação da equipa
A equipa terá que cumprir as seguintes missões:
Missão Primária: Registo e análise dos dados de temperatura e pressão atmosférica, transmitidos por telemetria para a estação terrestre.
Missão Secundária: Análise da percentagem/concentração de moléculas de oxigénio(O2) e de dióxido de carbono(CO2) na atmosfera de um planeta distante, para assim investigar a probabilidade de vida fotossintética num exoplaneta, tendo por base a fisiologia desses seres presentes na terra.
Cartaz da missão