Alunos da ESAQ, no dia 24 de maio, pelas 13h130, deram corpo e alma a uma performance encenada por Claudio Hochman, no Largo Mártires da Pátria, no âmbito do projeto Teatro ao Largo, apoiado pelo Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem (AECT) da Direção Regional da Juventude (DRJ).
Todos quantos visitaram o Largo Mártires da Pátria, no dia 24 de maio, pelas 13h30, puderam assistir à performance “Tenho a minha cabeça numa caixa” encenada por Claudio Hochman, assistido por Carlota Blanc.
A encenação, levemente inspirada no Livro do Ano de Afonso Cruz, “Tenho a minha cabeça numa caixa” teve como protagonistas alunos das turmas DOV, 7º E e F, 8º A, C e G, 9º D e 11º I da ESAQ. Mais de 60 alunos desfilaram «vestindo» ilustrações realizadas pelos próprios em caixas de cartão, fazendo um percurso pelo Largo, construíram um objeto escultórico, integrando todas as caixas à frente da Oficina do Largo. Consequentemente, apresentaram as suas encenações e, para terminar, juntos movimentaram-se com o corpo e as caixas ao som do nome de cada estação do ano. Associado a esta dinâmica, os alunos da turma DOV recriaram as estações do ano a partir de textos do livro e outros da sua autoria com canções onde utilizaram, para além da voz, tubos e outros instrumentos. Ao mesmo tempo, uma das turmas dançou, encenando um dos textos, e outra representou em quadros cénicos quatro excertos do livro, utilizando como elemento visual guarda-chuvas coloridos.
O início e o fim desta performance foram marcados por momentos musicais com diferentes melodias ao som de guitarra clássica, “ocean drum”, tubos sonoros e baixo elétrico, com interpretação de Carla Cordeiro, Helena Medeiros, turma DOV e André Carvalho respetivamente.
Esta apresentação foi o culminar de meses de trabalho criativo e segundo as palavras do encenador “Foi uma experiência maravilhosa, uma oportunidade única para que os jovens vivenciem outras formas de comunicação e de criação. Cada aluno teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho individual e aprender a fazer parte de uma grande equipa. Saindo, portanto, da sua zona de conforto, expondo-se em frente aos colegas e ao público convidado, o que reforçou a sua autoestima.”.
Bem-haja aos envolvidos, a saber, Alexandra Baptista, André Laranjinha, Teresa Soares, Helena Medeiros, Carla Cordeiro, Catarina Machado, Leandra Braga e Manuela Sousa!