CONVITE
Há Música na Antero




 

Realiza-se na próxima 4ª feira, dia 23, a primeira sessão de “Há Música na Antero”; a atividade insere-se no Projeto Cultural de Escola e ocorre em parceria com o Conservatório Regional de Ponta Delgada.

 

O momento musical terá lugar na zona das mesas verdes, durante o intervalo das 10h00, e serão interpretadas obras para flauta transversal e guitarra pelas alunas Inês Alves e Irene Castro, das turmas 9ºA e 12ºI.

 

Convida-se a comunidade escolar a assistir ao pequeno concerto. Agradece-se aos professores que acompanhem os seus alunos ou que divulguem esta informação e os incentivem a estar presentes, valorizando o trabalho realizado pelos nossos alunos no âmbito do Ensino Articulado.

 

INFORMAÇÃO
Manuais de Matemática do 7º ano




Informa-se que os novos manuais de Matemática do 7º ano, para os alunos com manuais do sistema de empréstimo, já se encontram disponíveis para levantamento na papelaria RESARTE. Mais se informa que devem levar consigo o contrato.
 

CONVITE




 

Convida-se a comunidade escolar a assistir ao espetáculo “Reviralho” no dia 4 de Novembro pelas 17:30h na Biblioteca Patrimonial da Escola Secundária Antero de Quental.

 

 

O Espetáculo Reviralho foi abraçado pelo projeto cultural da Escola Secundária Antero de Quental que ocorre no âmbito do Plano Nacional das Artes e tem o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada. São 15 os artistas que compõem o corpo artístico do projeto Reviralho- Musical Tradicional Revistada. Usar a música tradicional ou a literatura oral para criar novos produtos culturais é cultura, é criação e é reforçar a identidade, numa perspetiva de inventariação, pesquisa e experimentação artísticas ao utilizar o cancioneiro tradicional e a literatura oral como práticas inovadoras, de conhecimento e divulgação das sonoridades e poesias a públicos que normalmente não estão expostos a este património.

Possibilitar à comunidade o encontro com o cancioneiro tradicional, mas apresentando-o com uma roupagem contemporânea, é uma forma de sensibilização, esvaziando aí ideias preconceituosas acerca da música tradicional e literatura oral.

Num contexto mais aprofundado sobre a literatura tradicional baseada em factos verídicos e ficção dos contos tradicionais, na recolha oral, seja em contexto em que se desconhece o seu autor e em que sofreram ao longo dos tempos alterações que podem atingir diferentes níveis dos textos e composição musical – nível estrutural, semântico, estilístico, vocabular – vão dando origem a versões diferentes do texto tradicional, sem nunca perder a estrutura da recolha.

Está a ser aprofundado o estudo e a recriação do instrumento tradicional bexigoncelo, que culminará na sua utilização na 2ª-fase deste projeto, enquanto assumimos este desvio ao musicar, interpretar a recolha oral ou literatura popular que perduram ao longo dos séculos, culmina na gravação de um filme com base no movimento Reviralhista.

Nesta edição foram musicados, peças como a Moira Encatada, a Revolta da Madeira, Feiticeiro do Norte, Feiticeiro da Calheta, Vai de Roda ou no Fundo do mar ondoso e uma música em homenagem ao artista Zeca Medeiros, uma figura importantíssima do meio cultural e artístico das ilhas dos Açores.

Os artistas desta edição são; Sandra Branco, Luís Caldeira, Fábio Gomes, Fábio Menezes, Cláudio Aguiar, Pedro Abreu, Pedro Silva, Benjamin Whooler, Ricardo Gouveia, Tatiana Gouveia, João Paulo Nunes , Alejandro Lopes , Feliciano Ferreira , Marco Lima e Pedro Pestana.

Criação: Marta Sofia

Produção : Luke Felgueira

Videografia: Ângelo Sousa

Este projeto é financiado pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira com a parceria da Escola de Artes- Gig, e da Associação Cultural e Musical- Reis Magos.