
Prémio de Artes Visuais Medeiros Cabral
Prémio de Artes Visuais Medeiros Cabral
A entrega de prémios da 12.ª edição do concurso Prémio de Artes Visuais Medeiros Cabral, promovido pela Associação de Seniores de São Miguel e destinado aos alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais de São Miguel, decorreu no Teatro Micaelense, no dia 9 de Março. Concorreram 84 trabalhos, realizados pelos alunos de Artes Visuais do 11. º e 12. anos da Escola Secundária Antero de Quental, nas categorias de Instalação, Desenho/ Pintura e Multimédia. Os trabalhos que exploraram o tema “A paisagem é uma construção mental” foram desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Desenho A, Oficinas de Multimédia B e Oficina de Artes.
Os trabalhos vencedoras foram distinguidos com prémios pecuniários aos alunos: Bernardo Prisca, com o trabalho intitulado de ” Deus Quer, o Homem Sonha, a Obra Nasce”, na Categoria de Instalação; Guilherme Torre, na categoria de Desenho e Pintura e Marta Vaz , na categoria de Multimédia, e ainda foram atribuídas Menções Honrosas a: Ana Luísa Maximino, com o trabalho intitulado de ” Limbo”, na categoria de instalação; Matilde Furtado, com o trabalho intitulado de “Memória de um presente”, na categoria de Desenho e Pintura e a Eva Frias, na categoria de Multimédia.
SINOPSE:
Prémio na categoria de instalação:
Bernardo Prisca – ” Deus Quer, o Homem Sonha, a Obra Nasce”
Como é que o registo pode ser transmitido sem lhe ser atribuído uma essência banal? A substância da perspectiva só pode ser compreendida se for apresentada toda a sua composição.
As três peças refletem entre si as passagens entre a especulação, a formação e finalmente a projeção do que é percetível, completando-se. Os três planos do intelecto gráfico, a forma material que a promessa de uma paisagem toma.
Menção Honrosa na Categoria de Instalação:
Ana Luísa Maximino – ” Limbo”
Esta peça conceptual é uma referência ao poder do nosso estado mental perante o incerto nevoeiro que encobre a nossa paisagem. Dependendo da cor escolhida este pode representar um sentimento de esperança quase sebastianista, ou uma vida caracterizada pela apatia, ou uma simples memória de dias de nevoeiro passados …ou o que seja.
Técnica-mista
35cm x 35cm x 148cm
Menção Honrosa na Categoria de Pintura:
Matilde Furtado – “Memória de um presente”
A permanência da construção cultural de uma paisagem na consciência de um povo prevalece perante a destruição que domina o horizonte após uma guerra. Contudo, a memória perseverante do passado, completo e puro, é tingida pela devastação do presente, tornando os contornos da paisagem difusos: as planícies confundem-se com os destroços de uma civilização, as nuvens fundem-se com o fumo das bombas.
PARLAMENTO DOS JOVENS
Sessão Escolar
PARLAMENTO DOS JOVENS
Sessão Escolar
Hoje e amanhã, a Escola Secundária Antero de Quental estará na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, representada pelos alunos Ana Rita Noronha e Francisco Sousa, como jovens deputados, e também pelo Tiago Sardinha, eleito Vice-Presidente da Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino Básico.
No período da noite, e já no âmbito do ensino secundário, estarão a apresentar o seu trabalho as alunas Margarida Martins e Sofia Veríssimo, concorrentes do programa Euroscola.
Já na terça feira, dia da sessão do ensino secundário do Parlamento dos Jovens, participarão os alunos Guilherme Medeiros e Rita Botelho, como deputados, e Carlota Prisca como Presidente da Mesa. A fazer a cobertura de todo o evento estará a aluna Alexandra Tavares, jornalista da comitiva da ESAQ.
As sessões poderão ser acompanhadas online. Para isso, bastará aceder ao site da ALRAA, através do endereço www.alra.pt, selecionando a opção “Parlamento Online”.
A todos quantos os apoiam e participaram na fase escolar, o nosso obrigado.
QUINTA-FEIRA, MAIS UM DIA EM ITÁLIA DO GRUPO DE ALUNOS DA ESAQ EM MOBILIDADE ERASMUS+
QUINTA-FEIRA, MAIS UM DIA EM ITÁLIA DO GRUPO DE ALUNOS DA ESAQ EM MOBILIDADE ERASMUS+
O grupo erasmus + da ESAQ partiu bem cedo para Milão onde o esperava um dia cheio de atividades.
Assim que chegaram ao destino da os alunos dirigiram se para o museu de ciência e tecnologia Leonardo da Vinci onde passaram a manhã a descobrir as várias salas cheias de atividades científicas interactivas. Cada um fez as experiências que escolheu e todos partilharam conhecimentos.
Depois de uma passagem pela pizzaria para almoçar, seguiram para o museu arqueológico de Milão. A visita guiada que começou com os etruscos e terminou com a história romana de Milão foi muito interessante.
Para terminar o dia, as famílias italianas ofereceram um jantar delicioso ao grupo erasmus da ESAQ no restaurante da família de uma das alunas. Foi um excelente momento de partilha que todos guardarão na memória.
EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO
Deliberação n.º 317/2024
A Deliberação n.º 317/2024 estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2024-2025
ALUNOS DO ERASMUS À DESCOBERTA DE MILÃO
ALUNOS DO ERASMUS À DESCOBERTA DE MILÃO
Na quarta-feira, dia 13 de março, o encontro foi à entrada do Liceo.
Assim que o grupo ficou completo, dirigiu-se para a central de comboios onde apanhou o comboio para Milano. Foi o batismo deste meio de transporte para alguns dos nossos alunos, por isso esta foi uma viagem importante.
Como o grupo saiu um pouco mais cedo do que estava inicialmente programado, houve tempo para visitar o Bosco Verticale, projeto inovador de reflorestamento urbano vertical. Este edifício constitui um exemplo vivo das soluções de sustentabilidade criadas para garantir a regeneração do meio ambiente e promover a biodiversidade urbana. Porque tinha cabimento nos objetivos do programa Erasmus deste grupo, foi um desvio interessante para consciencializar os alunos sobre esta temática.
Este dia foi dedicado a conhecer a cidade, passando por lugares emblemáticos como a Galleria Vittorio Emanuelle II, a Câmara de Milão, o Teatro alla Scalla, o Castelo Sforzesco, o Parque Sempione, a Arena Cívica e o Arco della Pace.
De tarde, alunos e professores visitaram a Catedral de Milão, começando pelos telhados onde tiveram a oportunidade de ver a cidade de uma zona elevada, e ainda visitaram a cripta onde puderam observar as escavações arqueológicas da Basílica de Santa Tecla e de ver os restos do batistério romano de São joão, datado de 387 a.C..
Foi uma visita inesquecível que terminou com um gelado de 4 sabores que deixou o grupo muito bem-disposto e um regresso de comboio a Monza.







