As 3 pancadas de Molière




 

 

Ontem, a porta da sala Jeremias da Costa esteve aberta, das 9h às 12h, para uma “maratona” de representações de turmas do 8º e 9º anos da ESAQ e de turmas convidadas da EBI de Capelas, 7º1 e 9º4, respetivamente.

As peças levadas ao palco foram Papel Mágico (9ºF), Belas no século XXI (8ºB), Roubo aqui & ali (9ºF), Procura-se… (8ºD), O Mercador de coisa nenhuma e Aqui há gato e os 15 ladrões (turmas visitantes).

O público, turmas da EBI Roberto Ivens, EBI Canto da Maia e da ESAQ, aplaudiu, dançou, gargalhou e, no final, deixou a seguinte mensagem no mural preparado para esse efeito – “Queremos voltar!”

Teatro na sala de aula




 

 

Ontem, as turmas A, C e H do 7ºano de escolaridade, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Teatro, “invadiu” algumas salas de aula com leituras dramatizadas da obra Leandro, Rei da Helíria de Alice Vieira.

O público ficou surpreendido, aplaudindo os “pequeninos grandes” atores!

ESAQ no Museu Carlos Machado




 

 

Ontem, dia 27 de março, comemorou-se o Dia Mundial do Teatro com uma adaptação/dramatização baseada no conto Viagens pelos Tesouros do Mar, de Sandra Bairos, encenada pela turma do 9ºD, contando com a presença, na Sala do Mar, de alunos do 1ºciclo da E.B.I/JI da Matriz.

Alunas da ESAQ participam numa exposição no CCB




 

 

“Sala de Aula , um olhar adolescente” é um projeto expositivo inspirado na condição difícil de uma geração, que vivenciou a transição para a vida adulta, durante uma pandemia. A exposição foi inaugurada, no dia 14 de março, às 18h, na Garagem Sul, no CCB, em Lisboa, e contou com a colaboração de duas jovens açorianas.

“Sala de Aula , um olhar adolescente” é um projeto expositivo com o propósito de investigar os indícios desta mudança em curso. Para tal, foram feitas uma série de perguntas, englobando muitos parceiros, em especial, jovens do Ensino Secundário de várias escolas do país, nomeadamente, duas alunas da Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada. Uma Escola que aderiu ao Plano Nacional das Artes em 2020/2021.

Estes jovens constituíram um focus group orientado pelo Centro Cultural de Belém, e, durante cerca de dois meses, participou em discussões e reflexões em torno da Escola, dos espaços e das práticas pedagógicas, contribuindo com conteúdos patentes na referida Exposição. As discentes Anita Peixoto e Margarida Cruz participaram de forma empenhada e ativa num programa de atividades associado à sua abertura.

Este evento foi organizado pelo Centro Cultural de Belém/Garagem Sul e pelo Plano Nacional das Artes, arc en rêve centre d’architecture e Z33 House of Contemporary Art, Design and Architecture, sendo o arquiteto, Joaquim Moreno, o seu curador e orientador de várias visitas e de outras atividades em torno da exposição. Assim, houve partilha de preocupações no que toca à arquitetura, expondo-se as implicações que as transformações do presente trarão ao quotidiano da aprendizagem.